Parque Estadual da Serra do Tabuleiro: saiba mais sobre este tesouro da biodiversidade catarinense

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro: saiba mais sobre este tesouro da biodiversidade catarinense

O primeiro local a participar do projeto Por um mundo mais eco é o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST)  – a maior Unidade de Conservação de proteção integral de Santa Catarina!  Com mais de 800 km2 em uma área única e especial da Mata Atlântica, abrange oito municípios, ocupando 1% do território estadual.  

Criado em 1975 com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, o PAEST tem o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado (fornecendo água de qualidade para mais de 1 milhão de habitantes), além de conservar e valorizar a cultura local.

A ampla diversidade de habitats e formações vegetais estão representadas no Parque, incluindo cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica em Santa Catarina. Por essa razão, ele abriga uma biodiversidade ainda maior que seus 84.130 hectares poderiam sugerir.

Por meio do Centro de Visitantes, localizado no município de Palhoça, o parque promove a educação e interpretação ambiental, a recreação e o turismo ecológico. São trilhas educativas e uma equipe de atendimento qualificada, onde o público pode ter contato com a natureza, se aproximar desse gigante da biodiversidade e aprender mais sobre as riquezas da Mata Atlântica e do Parque. Não é à toa que a missão da unidade é “promover a Educação Ambiental e o uso público por meio da arte, da cultura e da ciência, contribuindo para a conservação da natureza e para o fortalecimento das relações comunitárias”.

A Baixada do Maciambu, local onde se localiza o Centro de Visitantes e onde serão plantadas as mudas doadas por esse projeto, é uma planície que comporta uma das mais expressivas paisagens de restinga do litoral brasileiro. Formada por cordões arenosos na forma de semicírculos, resultantes das oscilações do nível do mar durante milhares de anos, a região é considerada um importante monumento geológico do sul do Brasil.

Acesse o site do Parque, o Instagram ou o Facebook para mais informações.

como chegar no Parque do Tabuleiro