Etapas do projeto

5. Plantio das primeiras 500 mudas doadas

As vendas da Haste Eco já deram frutos! No Dia da Mata Atlântica (27 de maio), o Instituto Çarakura iniciou o plantio das mudas compradas com o valor repassado pela Cottonbaby. O local escolhido é a Baixada do Maciambu, em Palhoça (Grande Florianópolis), um dos mais atingidos pelo incêndio de 2019. 

4. Retirada de pinus

As árvores da espécie Pinus elliottii começaram a ser retiradas a Baixada do Maciambú, local que será restaurado pelo nosso projeto, na metade de outubro. A ação se faz necessária por esta ser uma espécie invasora que prejudica a mata nativa e contribui com incêndios na unidade de conservação.

3. Georreferenciamento das árvores, coleta de sementes e preparo das mudas

A quarta fase foi realizada com sucesso! Nessa etapa é feita a identificação e o georreferenciamento das matrizes (árvores mãe para a coleta de sementes), bem como a coleta de sementes e o preparo das mudas. Também são realizadas reuniões técnicas com as instituições que integram o Plano Emergencial de Restauração do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

2. Primeiras mudas plantadas

O primeiro plantio de mudas para marcar a parceria da Cottonbaby com o Instituto Çarakura e o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocorreu no dia 21 de setembro, Dia da Árvore.

1. Definição da área a ser restaurada

A região a ser restaurada foi definida em visita técnica com especialistas para avaliação do estágio de degradação das áreas e planejamento preliminar das ações. Nessa etapa foi feita a identificação e definição de parcerias estratégicas para a coleta de sementes, produção das mudas e construção de mapas georreferenciados da área. A área escolhida foi a Baixada do Maciambú, no município de Palhoça, um dos locais mais afetados pelo incêndio de 2019.